Creatina

26/09/2022
Creatina

Potência diagnóstica e farmacológica da creatina na síndrome de fadiga pós-viral

A síndrome da fadiga pós-viral (PVFS) é uma condição médica categorizada entre outras doenças do sistema nervoso, caracterizada principalmente por um mal-estar severo pós-exercício prolongado, um prejuízo em várias funções cognitivas, mialgia não inflamatória e dor nas articulações e sono não reparador, com início repentino ou gradual. PVFS tem uma causa desconhecida, nenhum critério de diagnóstico patognomônico e nenhum tratamento médico aprovado. Além de outros fatores de risco, o déficit de creatina pode ser uma das marcas da patologia de PVFS.
A creatina dietética foi recentemente sugerida como um possível agente terapêutico adjuvante para uso na recuperação de COVID-19, devido aos efeitos benéficos demonstrados durante a reabilitação em várias condições pulmonares. Além disso, a creatina pode atuar como supressor da inflamação aguda e crônica, regulando as membranoproteínas.
Atualmente, não há evidências suficientes para endossar de forma inequívoca a creatina suplementar para PVFS. A necessidade de uma intervenção dietética eficaz, de baixo risco e acessível para lidar com a fadiga pós-COVID-19 associada às descobertas de testes iniciais com o substrato metabólico de PVFS, juntamente com resultados promissores de estudos de intervenção, enfatizam a necessidade de explorar a creatina e compostos semelhantes neste distúrbio.

Fonte: https://www.researchgate.net/publication/349041717_Diagnostic_and_Pharmacological_Potency_of_Creatine_in_Post-Viral_Fatigue_Syndrome

#fadiga #covid #creatina #mialgia #suplemento #suplementação #suplementacao #reabbilitacao #reabilitação #inflamação #inflamacao

Faça parte do nosso canal no Telegram e fique por dentro de todas as atualidades https://t.me/drhumbertogurgel

Para você que não assistiu o primeiro vídeo sobre a sua TRAJETÓRIA PROFISSIONAL recomendamos Dr Humberto Gurgel. Clique no link: https://youtu.be/Qimuh7oZXDg