Introdução| Curcumina e Endometriose

A endometriose é um dos distúrbios ginecológicos mais comuns, que se caracteriza pela presença de glândulas e estroma fora da cavidade uterina. Entre 6% e 10% das mulheres em idade reprodutiva são afetadas por esta doença. Os principais sintomas são dor pélvica e infertilidade. Outros sintomas são dismenorreia, sangramento uterino irregular, dispareunia e disúria

Estudos | Curcumina e Endometriose

Alguns achados destacaram o papel principal da inflamação na endometriose. O estresse oxidativo, um desequilíbrio entre espécies reativas de oxigênio e antioxidantes, pode ter um papel fundamental na iniciação e progressão da endometriose, resultando em respostas inflamatórias na cavidade peritoneal. No entanto, os mecanismos subjacentes a esta doença ainda não são claros e as terapias não são atualmente eficazes.
A curcumina é um importante agente anti-inflamatório. Vários achados destacaram as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-angiogênicas da curcumina.

Conclusão | Curcumina e Endometriose

O uso de curcumina pode ser interessante na prevenção dietética e no manejo de doenças para mulheres. No entanto, o número limitado de estudos enfocando as diferentes interações da curcumina na endometriose restringe seu uso claro e imediato em uma estratégia terapêutica. Futuros ensaios clínicos são necessários para melhor investigar e destacar o papel da curcumina na endometriose.

referência| Curcumina e Endometriose

Fonte: https://www.mdpi.com/1422-0067/21/7/2440/htm
Curcumin and Endometriosis – Vallée, Lecarpentier

Para você que não assistiu o primeiro vídeo sobre a sua TRAJETÓRIA PROFISSIONAL – Dr. Humberto Gurgel