OBSTRUÇÃO DA CARÓTIDA É A TERCEIRA MAIOR CAUSA DE MORTE ENTRE OS ADULTOS

Você também pode ter e não saber. A pressão alta aumenta o risco de infarto e de AVC, que para prevenção, o exame de carótida é muito importante ser realizado, principalmente pelas mulheres que têm problemas vasculares.

Carótida é a principal artéria que leva sangue para o cérebro.
Ela fica no pescoço e o entupimento pode ser fatal.

As artérias carótidas são as principais responsáveis por levar sangue oxigenado ao cérebro. Com o avançar da idade, estas artérias podem apresentar obstruções ao fluxo sangüíneo cerebral, em geral pelo depósito de placas de colesterol e cálcio, que levam a uma diminuição da quantidade de sangue e oxigênio no cérebro. Em um dado grau de obstrução, esta pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), seja pelo entupimento das carótidas ou por descolamento de pequenas placas de gordura, que entopem pequenas artérias no interior do cérebro.

CAUSAS
Idade avançada; Diabetes; Fumo; Hipertensão; Colesterol elevado; obesidade; Sedentarismo; história familiar de aterosclerose.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico pode ser realizado precocemente, através da realização preventiva de um simples exame de Ultrasson Doppler, geralmente solicitado pelo cardiologista ou clínico geral em todos os pacientes aos 60 anos de idade. A partir do diagnóstico, seja pelo exame de Doppler, seja pela presença de sintomas compatíveis com um AIT (ataque isquêmico transitório) ou mesmo um AVC, o paciente deve ser avaliado por um cirurgião vascular. Este profissional é o único capaz de oferecer todas as modalidades de tratamento disponíveis.
.
Marque sua consulta. Realizamos o exame das carótidas.
Clínica Santé Projeto Saúde
🏥Rua Prefeito Olinto Reis Campos, 220 – Três Pontas(35)3265-3324