O ômega 3 é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura. Ele é essencial para o bom funcionamento do organismo e estão presente em alguns tipos de alimentos, principalmente peixes de água fria, como sardinha, atum, cavala, bacalhau e salmão. Outros alimentos fontes de ômega 3 são a linhaça, nozes, castanhas, azeite e óleos de soja e canola.
O ômega 3 serve principalmente para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. O uso regular de ômega 3 nas doses adequadas traz diversos benefícios para o coração e vasos sanguíneos, diminuindo o risco de infarto, trombose e acidente vascular cerebral (“derrame”). O ômega 3 reduz a agregação plaquetária, ou seja, “afina” o sangue, ajudando a impedir a formação de coágulos e trombos que originam o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrames.
O nutriente pode ser adquirido ainda sob a forma de cápsulas, como suplemento alimentar.
O uso de ômega 3 também é benéfico para a saúde mental e cognição, melhorando o humor, a motivação, a memória, a concentração e o aprendizado.
Sua ação antioxidante neutraliza os radicais livres, que danificam as células e podem causar diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer.
Outras propriedades e benefícios do ômega 3 incluem ação anti-inflamatória, ação antitrombose, auxila a prevenção de diabetes, artrite reumatoide, entre outras doenças, além de fortalecer o sistema imunológico.

Clínica Santé Cardiologia e Diagnóstico
R. Prefeito Olinto Reis Campos, 220- Jardim Brasil
Ligue e marque sua consulta
(35)3265-3324

FONTE: https://medicoresponde.com.br/para-que-serve-o-omega-3/