O que é Osteoporose?
Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
Com o tempo, porém, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência. Perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia. Perdas maiores são próprias da osteoporose e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo.
A osteoporose é diagnosticada na maioria das vezes nas mulheres após a menopausa e também com frequência em pessoas que foram tratadas com cortisona durante muitos anos. A osteoporose custa ao nosso sistema de saúde pública vários biliões de Euros por ano – uma quantia fabulosa. Porém, apesar destes números e fatos serem assustadores, a osteoporose pode ser tratada.
Como a osteoporose pode ter diferentes causas, é indispensável determinar o que provocou a condição, antes de propor o tratamento, que deve ter por objetivo evitar fraturas, diminuir a dor, quando existe, e manter a função.
Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas de acordo com o quadro de cada paciente.
Marque sua consulta e venha fazer sua avaliação.
Clínica Santé Projeto Saúde
(35)3265-3324
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/osteoporose/